Mochileiro Digital

Postado em Todos os Posts

Na verdade, não temos como fugir da tecnologia nos dias de hoje. Há os backpackers/ mochileiros puristas que preferem um mapa daqueles de bolso, há aqueles que preferem uma conversa com outros mochileiros ou locais (o que nós acreditamos que é a melhor opção para se manter atualizado) e há aquele que usa a tecnologia a seu favor. Em tempos de mobilidade e conectividade existem aplicativos que podem literalmente salvar a vida do mochileiro digital. Nós somos da seguinte opinião: já que esta ali disponível porque não usar? E nós temos usados esses aplicativos a lot. O bom é que todos podem ser usados de maneira offline, sem conexão 3G e sua atualização de versão só ocorre quando se tem uma conexão de internet. Dito isso, vou colocar os apllicativos que temos usado em nossa jornada para que você possa usar em sua próxima viagem.

Maps Me
Esse foi eleito o aplicativvo do ano por nós. Muito simples, é um aplicativo que através de uma espécie de Wikipedia dos mapas, o Open Street Map, faz uma compilação dos mapas de grande maioria dos mapas do países do mundo. Por ser colaborativo, os pontos turísticos, pontos de ônibus, números das casas nas ruas, mercados, embaixadas, rodoviária e outros pontos de interesse aparecem no mapa. O melhor de tudo, você não precisa de conexão 3G para acessar os mapas, basta fazer o download do país de interesse quando tiver uma conexão de internet e tchanã, você terá um mapa bem atualizado do país. Outro detalhe muito legal, por ser um apllicativo de mapa e todos os smartphones possuem um sistema de GPS o que possibilita que você saiba em tempo real onde você está. O Maps.Me ainda te dá a possibilidade de fazer rotas, bem como salvar lugares em um mapa. Excelente.
Link: http://maps.me/en/home

Wally
O controle dos gastos em uma viagem desta é fundamental. Nós usamos este aplicativo, o Wally. Com uma interface muito amigável, é super fácil de controlar os gastos da viagem. Com esse aplicativo ainda é possível: adicionar budget para o período da viagem no país, mudar a moeda que será realizado os gastos, adicionar foto com o comprovante do gasto, adicionar o local do gasto via GPS, ver gráfico de categoria de gastos e o mais legal, tem a opção de exportar em formato CSV o que dá para revisar os gastos depois em uma planilha excel.
Link: http://wally.me/

XE Currency
Esse aplicativo é uma mão na roda para aqueles momentos de conversão. Tá em dúvida de quanto vale em Real ou em dólares aquele Airbnb ou aquele souvenir ou ainda o preço da cerveja, sem estresse, só acessar o XE que ele faz a conversão para você na hora. Não precisa de conexão a internet. Super simples.
Link: http://www.xe.com/currencyconverter/

Evernote
O Evernote é aquele aplicativo que te ajuda na hora de escrever os posts do seu blog, por exemplo. Eu tenho usado o Evernote para escrever os textos do blog enquanto estou em deslocamento ou em algum hotel/hostel/couchsurfing. Por ser muito fácil de usar e possuir integração entre os aparelhos, ou seja, você pode começar escrevendo um texto no seu celular e depois continuar no tablet, isso dá uma agilidade incalculável na hora de jogar mais um post no ar.
Link: https://evernote.com/

Google Drive
Google Drive é o apllicativo que estou usando para fazer o backup de fotos e vídeos da viagem. Com um plano que espande a capacidade gratuíta de 15GB para 100GB com o precinho camarada de apenas U$ 1,99 é um dos melhores custo benefício em termos de backup. O único “problema” é depender de uma internet para fazer o backup, de resto, funciona direitinho, viu.
Link: http://google.com/drive

iBooks
Ibooks para os usuários de Apple, é para nós onde temos armezenados os nosso guias do Lonely Planet e os e-books que temos lido na nossa viagem. Como o aplicativo aceita PDF é muito fácil de subir arquivos. E em hoje dia quebra um galho em termos de peso na mochila, já que você não precisa ficar carregando aquele guia em papel de mais de 1000 páginas da Índia, por exemplo. Vale a pena investir em comprar guias em PDF.
Link: https://www.apple.com/ibooks/

MC Snap
Eu que mantenho esse blog durante a viagem tenho que comunicar com a minha base de leitores as vezes por email. Para isso eu uso o MC Snap, aplicativo do Mailchimp, que em 4 passos é possível disparar uma campanha de e-mail marketing através do seu smartphone. Bem didático, dá para montar um e-mail com foto do seu canal no Instagram ou mesmo fotos do seu celular. É possível ainda colocar um link na imagem destaque. Super indico para aqueles blogueiros que sempre estão na estrada.
Link: http://mailchimp.com/features/mailchimp-snap/

Seven Workout
Sabe que mesmo viajando é necessário dar aquela exercitada, certo? Lógico que um mochileiro caminha bastante já, mas não é o suficiente. É preciso fazer exercícios de fortalecimento para segurar a bronca de levar a mochila 😉 Este aplicativo é ideal para exercício físicos. A idéia é simples, rodadas de exercícios de no máximo 7 minutos de duração. Bem rápido. Nós temos usado quando vamos nos preparar para algum país que sabemos que vai nos exigir um pouco mais do físico.
Link: http://7-min.com/

Postado por Leonardo Joucowski

Um cara do bem, que se esforça para escrever algo legal. Casado com a Dani e em estado de inquietude eterna.

Comentários (2)
  1. Enrico 11 de outubro de 2015 at 14:13

    Fala moçada! Vou testar esse wally aí, eu tava usando o MoneyWise. De resto tudo bem parecido! Maps.me, evernote, XE… Ah, o Drive eu abandonei, passei a usar o Flickr que dá 1 Tera de graça, apesar de gostar mais de ter as coisas no drive por causa da integração com o Android… Abração e boas viagens!!

  2. Estela Santana 6 de agosto de 2015 at 09:28

    Amei as dicas! Irei usar!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *