Sobre inspiração

Postado em Todos os Posts

Quando pensamos em realizar um projeto como essa viagem, o processo de inspiração pode vir de várias maneiras. Uma foto que te inspira, um vídeo na internet, um blog sobre o tema, um livro daqueles que você não quer parar de ler até ver o fim ou até mesmo uma palestra daquelas pessoas que são tão grandes que o palco é um espaço pequeno tamanha a sua genialidade.
Essas pessoas. As pessoas e suas vivências também inspiram. As pessoas e as suas simplicidades. Se não fosse pela simplicidade das pessoas, acredito que elas não seriam inspiradoras. Quando analiso os nossos heróis de verdade, as vezes faltam dedos nas mãos para nomear. Heróis de toda grandiosidade, daqueles do cotidiano até aqueles que vão muito além do que o corpo e a mente humana são capaz de interpretar.
Na concepção do Better Way sempre tivemos as nossas fontes de inspiração. Em especial um vídeo que vi no famoso TED. Esse é um daqueles vídeos rápidos que você coloca no repeat para rever as falas e assimilar a mensagem.
O vídeo que vimos foi de um cara chamado Stefan Sagmeister, um artista/ designer famoso por criações de capas de algumas bandas e branding de algumas marcas também. Além da genialidade comercial de suas criações, esse cara transformou um problema moderno: equilibrar a vida profissional e pessoal de maneira fluída sem necessariamente deixar para fazê-lo ao final da sua vida/ aposentadoria.
Na palestra ele faz a seguinte analogia. Se imaginarmos que trabalhamos a vida inteira tirando períodos curtos para nós (as supostas férias) para só ao final de nossa vida, em nossa aposentadoria conseguir ter plenitude desse equilíbrio, seria um cenário não muito animador, não? Pois bem, esse cara também percebeu isso e colocou em sua palestra, entitulada “The power of time off” (o poder da pausa) de um jeito que é tão simples e que resolve esse problema.
Se pensarmos que levamos aproxidamente 25 anos para adquirir conhecimento, 40 anos trabalhando e 15 anos aproveitando a nossa aposentadoria totalizaríamos 80 anos bem vividos. Pois bem, o que ele fez é simples. Ao invés de esperar os 15 anos da sua aposentadoria, que tal pegar emprestados 5 anos e intercalar entre os 40 anos de trabalho, fazendo assim pausas de 1 ano (sabático) a cada 7 anos consecutivos de trabalho. Pela palestra, quando ele mostra essa mudança, faz todo o sentido. Veja essa imagem que explica a idéia.

Power of time off

Power of time off

Para nós esse vídeo fez mais sentido logo após nossas reflexões sobre a vida que estávamos levando no Brasil e os 10 anos de carreira que já tínhamos.
O poder da pausa é algo real e todos devem pelo menos refletir um pouco sobre. Empreste 15 minutos do seu dia para ver esse vídeo e quem sabe inspirar-se.

Postado por Leonardo Joucowski

Um cara do bem, que se esforça para escrever algo legal. Casado com a Dani e em estado de inquietude eterna.

Comentários (2)
  1. Caroline Daga 12 de maio de 2015 at 00:51

    Apenas apaixonada por esse vídeo. Sério <3 Que demais, Leo. Vocês me inspiram cada dia mais para fazer isso. Imagina tirar um ano sabático a cada 5? Sonho!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *